Actividades e Trabalhos com Incidência no Domínio Literário
Nesta secção poderá encontrar as informações respeitantes às Publicações e Actividades realizadas por Paulo José Costa, com incidência no domínio literário.
(2011)
No domínio da Poesia, publicou (“Sopro da voz”; Textiverso – Leiria).
https://textiverso.com/poesia-novos-talentos/153-sopro-da-voz
(2013)
Publicou “O menino que acordava as estrelas” – Literatura Infanto-Juvenil (Textiverso), livro ilustrado por Nídia Nair Marques.
https://textiverso.com/extra-coleccao/243-o-menino-que-acordava-as-estrelas
Outros links
http://omeninoqueacordavaasestrelas.blogspot.com/
(2014)
Publicou o Livro de Poemas que integrou o Projecto Poético – Fotográfico “Vizinhança de Olhares” (Textiverso) (Poesia e Fotografia), em colaboração com a Fotógrafa Sara Fabião, do qual resultou uma Exposição Itinerante, patente em diversos locais do País (Livraria Arquivo – Leiria, CAE – Centro de Artes e Espectáculos na Figueira da Foz, Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria, Biblioteca Municipal de Porto de Mós e Festival Literário Tábula Rasa, em Fátima).
https://textiverso.com/poesia-novos-talentos/285-vizinhanca-de-olhares
Outros links
https://www.youtube.com/watch?v=Zrcrvhai0Nw
https://www.facebook.com/vizinhancadeolhares/
(2015)
Teve um Conto intitulado “O Lago dos Mil Reflexos” publicado online, a convite do escritor Paulo Kellerman, redigido a partir de uma fotografia da autoria do Fotógrafo Ricardo Graça, na extinta Revista “Preguiça Magazine”.
(2017)
Publicou o seu mais recente Livro de Poesia, intitulado “Casa Alta” (Edição de Autor) com ilustração a cargo da Artista Plástica Sílvia Patrício, livro-objecto com Design Gráfico de Paulo Fuentez, igualmente com Exposição Itinerante, patente em diversos locais (Livraria Arquivo – Leiria, Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria e Festival Literário Tábula Rasa, Fátima). Destaque-se aqui a colaboração do Pianista e Compositor André Barros, na criação de 3 Atmosferas Sonoras a partir de Poemas desta Obra, cuja instalação vídeo integra a Exposição.
Outros links
https://revistacaliban.net/nortear-o-f%C3%B4lego-27dface3b213
https://www.facebook.com/casaltapaulojosecostaesilviapatricio/
https://www.youtube.com/watch?v=k8M4R_F3Mdo
https://www.youtube.com/watch?v=Fk2xUcQhe0s
https://www.youtube.com/watch?v=qrUzfEucKIY
(2019)
Se um Dia Voltares – Texto de Paulo José Costa & Arte de Hirondino Pedro Duarte. Design de Paulo Fuentez (Edição de Autor) – Livro-Objecto
Neste trabalho urdido a várias mãos, Paulo José Costa redigiu um texto em prosa poética, «carta de marear» em cuja dimensão espácio-temporal suscita uma ambivalência propositada, gerando no leitor a sensação de temporalidade difusa, algo que transcende o próprio tempo físico, ainda que pejado de componentes do passado, re-experienciados num presente sonhado. A concretude e tangibilidade da narrativa é onírica, causando mistério e comoção em torno da âncora que se busca, interiormente num enredo contemplativo. Hirondino Pedro conferiu à narrativa uma outra poética, aguarelada e de respiração inaudita, abrindo o horizonte da leitura para uma atmosfera sincrética e ampla, como se fora uma janela de quimeras infindáveis. É o entorno poético possibilitando as várias leituras e interpretações, mergulhando-nos no imaginário do Mar e das suas facetas, incitando os sentidos e as emoções mais primordiais, alojados nos “sulcos informes do coração”.
Durante vários Anos, desde 2008, tem assinado Crónicas em Jornais de âmbito Regional, designadamente Jornal das Cortes, Jornal Presente e no Jornal de Leiria.
Encontra-se representado em diversas Antologias de Poesia em Portugal e em Espanha (No Resignación – Antologia Poética de Salamanca, 2016), coordenada pelo poeta hispano-peruano Alfredo Pérez Alencart.
Mais recentemente, teve 3 Poemas da sua autoria publicados na Revista NERVO | Colectivo de Poesia (NERVO/5 – Maio / Agosto 2019), sob a coordenação de Maria F. Roldão.
Em 2017 e 2019, integrou a coordenação e programação do Evento Literário “RONDA POÉTICA”. Acção dedicada exclusivamente à Poesia, realizada entre os dias 17 e 22 de Março, numa organização conjunta do Jornal de Leiria, Livraria Arquivo e Câmara Municipal de Leiria, com acções que promoveram a obra de poetas, artistas, músicos, fotógrafos e outros participantes, por intermédio de diálogos e intercâmbios, tertúlias e debates, serões poético-musicais, exposições, projectos de intervenção comunitária, maratona de poesia e muitas outras dinâmicas, em distintos locais da cidade, com acções dirigidas a crianças, jovens e adultos, reclusos e população prisional, apresentações de livros e de CD, declamação, dança, intervenções musicais, espectáculos poéticos, acção comunitária e gala de poesia para escolas, conferindo a este evento um carácter ecléctico e inovador a nível local e nacional. Foi também neste âmbito, responsável pela promoção do I e II Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo, do qual resultaram as seguintes Obras vencedoras: «A Instrumentação do Fogo» de Carla Pais (2017) e “De dentro de mim partiu a última caravela” de Rubervam du Nascimento (2019).
https://rondapoetica.pt/
https://www.facebook.com/rondapoetica/
Integra o Projecto «CASA NAU», composto por Paulo Costa (Voz / Guitarra), Nuno Brito (Voz / Guitarra, Melódica e Metalofone), Marco Tenório (Guitarra), Francisco Gomes (Percussão), Beatriz Sá Vieira (Guitarra), Inês Sousa (Voz) e Nídia Nair Marques (Declamação), que por intermédio de intervenções acústicas e despretensiosas, compõem e apresentam temas musicados sobre Poemas da autoria de Poetas Leirienses – Carlos Lopes Pires, Paulo José Costa, Acácio de Paiva, Afonso Lopes Vieira, intercalando momentos de declamação com intervenções musicais. Têm por divisa a singularidade de actuarem em locais insólitos e inusitados, tais como Bibliotecas, Igrejas, Museus, Faróis, Bosques e Lavadouros, numa atitude de genuína aclamação dos versos que entoam na sua essência e âmago. Ao longo dos últimos anos têm realizado intervenções em eventos como Apresentação de Livros e Antologias de Poesia, Festival Afonso Lopes Vieira (S. Pedro de Moel), Festival Tábula Rasa (Fátima), Ronda Poética, entre outras circunstâncias de cariz literário e cultural.